Veja aqui
Interação entre pares: a regra de ouro na Faculdade EAD – De acordo com Tony
Bates (2015), o feedback oportuno e adequado do instrutor para o aluno é um
aspecto importante da interação na Faculdade EAD. Assim, quando se trata de
seleção de mídia, vale a pena considerar as seguintes questões: Até que ponto
a interação é habilitada ou controlada pela mídia selecionada? Até que ponto o
feedback é possível dentro de um determinado meio? Que tipo de interação
levará melhor a um tipo específico de resultado de aprendizagem? Qual
tecnologia ou meio oferece melhor esse tipo de interação?
O design de interatividade de Michael Moore descreve que, para que o ensino e
a aprendizagem atinjam seu objetivo em uma situação de ensino a distância,
deve haver um aprendizado profundo e significativo estabelecido por meio da
interação das seguintes direções: Professor–>aluno; Aluno–>professor;
Professor–>conteúdo; Aluno–>conteúdo; Aluno–>aluno (interação entre pares).
Para obter melhores resultados em qualquer modalidade de ensino a distância,
os cinco caminhos de interação devem ser percorridos em conjunto; assim,
interação do aluno com o conteúdo, instrutor, colegas e interação do instrutor
com o aluno e o conteúdo.