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Foi o exemplo dado em Nápoles, onde a admissão era por concurso e as aulas eram gratuitas,
que depois foi copiado, com modificações, em muitas cidades europeias, incluindo Paris
(1795), Bolonha (1804), Milão (1807), Florença e Praga (1811), Varsóvia e Viena (1821),
Londres (1822), Haia (1826), Liège (1827); um pouco depois, dois conservatórios foram
fundados na Rússia pelos irmãos Rubinstein – Anton em São Petersburgo (1862) e Nikolai em
Moscou(1866). A segunda metade do século 19 viu a rede se expandir para as Américas, Rio de
Janeiro (1847), Boston (1853), Baltimore e Chicago (1868), Havana (1885) e Buenos Aires
(1893). Estabelecimentos para treinamento avançado em música foram organizados na década
de 1940 em vários países asiáticos e africanos, incluindo Iraque, Líbano e Quênia.
Nesse sentido, projetos como o El Sistema estão mais de acordo com a tradição estabelecida
na Itália (onde as mensalidades em conservatórios ainda são gratuitas) do que em um país de
língua inglesa, onde os alunos têm um acesso muito seletivo às bolsas (ver a Royal Academy of
Music ou Royal College of Music no Reino Unido).